post

Análises do João ’12/13 – Parte IV

Análises by João Guilherme – Parte 4


OilMans – Red Devils – Bucks – Wolves – Stealers – Black Coffee


Curitiba OilMans

curitiba oilmans
PG: Rajon Rondo
SG: Bradley Beal
SF: DeMar Derozan
PF: Luis Scola
C: David Lee
6°: DeAndre Jordan

O Curitiba Oilmans teve uma offseason bem movimentada. Após não conseguir a classificação para os playoffs, a equipe usou a escolha alta que tinha no draft para recrutar o talentoso ala-armador Bradley Beal. Ele e Rajon Rondo podem fazer uma das duplas de armação mais dinâmicas da liga. O garrafão também passou por mudanças. Chegou o veterano argentino Luis Scola, que terá espaço para mostrar seu basquete refinado no Phoenix Suns. O ala-pivô David Lee teve seu contrato renovado e DeAndre Jordan permaneceu. Esse trio promete dar trabalho em rebotes e pontos (esse último quesito principalmente por causa de Lee e Scola), mas terá apenas Jordan como homem para dar tocos, o que expõe uma deficiência da equipe.DeMar Derozan pode assumir a função de cestinha do Oilmans e o time ainda tem o veterano Grant Hill como trunfo. Se mantiver a (incrível) rotina de se manter saudável, o vovô pode contribuir em alguns aspectos para o time paranaense. A briga do Oilmans parece ser por uma vaga aos playoffs e a partir daí o que vier é lucro.

Previsão: Briga pelos playoffs



Paulicéia Red Devils
devils

PG: Mike Conley
SG: Brandon Knight
SF: Gordon Hayward
PF: Al Horford
C: Marc Gasol
6°: Trevor Ariza

Outro time que se mexeu bastante durante a offseason foi o Paulicéia Red Devils. A equipe se rejuvenesceu e montou uma base apostando no futuro. O ponto forte do time é a dupla de garrafão. Al Horford e Marc Gasol são versáteis para as suas posições e podem contribuir principalmente em rebotes, assistências e tocos. A questão é se o ala-pivô do Hawks está totalmente recuperado da lesão que o limitou a apenas 11 jogos no último campeonato. Se sim, o Red Devils ganha um ótimo jogador e que pode se beneficiar com a troca que levou Joe Johnson ao Brooklyn Nets. A juventude fica mais evidente quando se olha para os armadores e alas. Embora já esteja na NBA desde 2007, Mike Conley tem apenas 25 anos e pode contribuir em assistências e roubos. Brandon Knight, 20, e Gordon Hayward, 22, vêm de temporadas surpreendentes e espera-se que eles se desenvolvam ainda mais. Se isso acontecer, o Red Devils entra na briga para ficar entre os três melhores da conferência. A incógnita fica quanto a posição de sexto homem. Trevor Ariza é o favorito a ocupar o posto neste início de temporada, mas resta saber se ele terá um desempenho mais regular do que na última temporada. Os jovens Greivis Vasquez e Alonzo Gee também são candidatos ao papel. Embora tenha boas chances de alcançar os playoffs, o Red Devils não tem fôlego para almejar objetivos maiores. No melhor dos cenários, a equipe pode repetir a final de conferência do último ano. O mais provável, no entanto, é que alcance a primeira ou segunda rodada da pós-temporada.

Previsão: Chega aos playoffs



Pelotas Bucks
pelotas bucks

PG: Sebastian Telfair
SG: Ben Gordon
SF: Shawn Marion
PF: Carlos Boozer
C: Omer Asik
6°: CJ Miles

A equipe com o logo mais macho da liga é uma forte candidata a compor a loteria do draft em 2013. O principal jogador do plantel é o veterano Carlos Boozer, odiado pela maior parte da torcida do Chicago Bulls. Isso mostra que a temporada promete ser longa para o Bucks. As movimentações na NBA, no entanto, ajudaram a franquia de Pelotas e seus jogadores deverão ter espaço em suas respectivas equipes. O ala-armador Ben Gordon é um dos poucos atletas do Bobcats capazes de colocar a bola na cesta, o que deve lhe render bons minutos em Charlotte. Marion é titular absoluto em Dallas e não tem mais a sombra de Lamar Odom, ainda que este não tenha jogado nada no Texas. Por fim, o pivô Omer Asik e o ala CJ Miles estão surpreendendo em suas novas equipes na pré-temporada e poderão tempo de quadra significante na próxima temporada. A grande questão é: O que esses jogadores podem produzir? Mesmo que tenham espaço são atletas que já passaram do auge (Gordon, Marion e Boozer) misturados com meros carregadores de piano (Asik e Miles). Além disso, o time tem uma séria carência na armação. Sebastian Telfair deve ser o titular, mas apenas por pura falta de opção. Na melhor das hipóteses, o Bucks pode brigar pela oitava vaga da Lula nos playoffs. O mais provável, no entanto, é que o time figure na lista das oito piores campanhas.

Previsão: Loteria do draft em 2013



Uberaba Wolves
uberaba wolves

PG: Jerryd Bayless
SG: LeBron James
SF: Michael Kidd-Gilchrist
PF: JJ Hickson

C: Meyers Leonard
6°: James Johnson

Dificilmente o Uberaba Wolves irá figurar entre os melhores em alguma coisa nesta temporada, mas o time é protagonista quando se fala em movimentos ousados e polêmicos. Tudo começou durante o leilão de free agents, quando o GM Marão resolveu gastar quase todo o cap em dois jogadores: LeBron James e Carmelo Anthony. Após isso, o dono da franquia teve que se envolver em diversas trocas para se adequar as regras da liga. O astro LeBron James permaneceu e carrega consigo o seu singelo salário de 40 milhões, valor insuficiente para alimentar os cachorros de Latrell Sprewell. Ao seu lado está o novato Michael Kidd-Gilchrist, que tem tudo para formar uma bela dupla com o “King”. Se repetir o final da última temporada, JJ Hickson se firma como PF titular do time sem dificuldades. A partir daí, no entanto, o Wolves se resume a apostas. Para a armação, a equipe mineira pode utilizar Jerryd Bayless ou novato Marquis Teague. No pivô as opções são os calouros Meyers Leonard, Tyler Zeller ou Arnett Moultrie. James Johnson inicia como favorito a corrida pelo papel de sexto homem, mas pode dar lugar a Moe Harkless, por exemplo, dependendo do desempenho do jovem no Magic. Enfim, o time tem muito potencial e conta ainda com 813 escolhas de 1ª rodada de drafts dos próximos anos. Dá para montar uma boa base e começar a brigar pelo título em dois anos.

Previsão: Loteria do draft em 2013



São Paulo Stealers
stealers
PG: Goran Dragic
SG: Jeff Teague
SF: Ersan Ilyasova
PF: Tim Duncan
C: Samuel Dalembert
6°: Kawhi Leonard

O São Paulo Stealers entrou na offseason com uma cara e saiu dela com outra totalmente diferente. A equipe tinha LeBron James, mas optou por não arriscar o futuro para manter o astro com um salário astronômico. Com bastante dinheiro em caixa, o time renovou com Tim Duncan e trouxe dois reforços: Goran Dragic e Ersan Ilyasova. Embora tenha saído caro, Dragic tem tudo para dar um bom retorno ao investimento. Após finalmente estourar na metade final da temporada passada, o esloveno chegacom a função de ser o organizador do renovado Phoenix Suns. A tendência é que Dragic distribua muitas assistências e também assuma o papel de pontuador em algumas oportunidades. Ilyasova, por sua vez, renovou seu contrato com o Milwaukee Bucks e continuará como titular da equipe. Isso garante ao Stealers um jogador versátil e que contribui em quase todos os aspectos do jogo. Outro atleta do Bucks que terá papel fundamental no time é Samuel Dalembert. O veterano pode formar com Duncan um garrafão forte em rebotes, tocos e com poucos turnovers. Outro ponto positivo para a franquia paulistana foi a troca de Joe Johnson. Assim, Jeff Teague terá um papel maior e pode aumentar suas médias. A esperada evolução de Kawhi Leonard e o retorno de Iman Shumpert também serão importantes para definir o destino do Stealers na temporada. Ainda assim, parece pouco para brigar com os favoritos da liga. Atingir o playoff é o limite por enquanto.

Previsão: Briga pelos playoffs



Brasília Black Coffee
braslia black coffee

PG: Darren Collison
SG: Manu Ginóbili
SF: Jeff Green
PF: Josh Smith
C: Anderson Varejão
6°: Chauncey Billups


O ponto forte do Brasília Black Coffee é a dupla de garrafão. Josh Smith e Anderson Varejão são versáteis e contribuem em praticamente todos os quesitos. Caso se mantenha saudável, a dupla irá garantir muitos rebotes, tocos e roubos de bola. Os veteranos Manu Ginóbili e Chauncey Billups são capazes de alcançar boas médias, mas a saúde de ambos é um risco. Caso diferente, por exemplo, do armador Darren Collison, que sofre mais com a irregularidade do que propriamente com as lesões. A nova fase da carreira em Dallas, sob a tutela de Rick Carlisle, pode ajudar o jogador a mostrar o talento da época de New Orleans Hornets. A maior carência do time está na posição 3. Embora o GM Rafael Perdigão prefira Mike Dunleavy, está claro que Jeff Green é mais jogador e merece uma chance. O atleta tem feito boa pré-temporada no Celtics e pode surpreender pela franquia verde. Se isso acontecer, a lacuna será preenchida. Caso Green sofra com lesões ou mal rendimento, o Black Coffee terá que apostar no instável (e bichado) Dunleavy. O time também tem um banco promissor com as presenças dos novatos Kendall Marshall, Jeremy Lamb e Jared Sullinger. O recém-chegado Jason Thompson também pode ser útil em caso de alguma lesão de Varejão (algo não tão incomum). Assim como Marauders e Stealers, o limite do Black Coffee parece ser os playoffs. Dificilmente a equipe conseguirá repetir a final que protagonizou na primeira temporada da LPV.


Previsão: Briga pelos playoffs