Análises by João Guilherme – Parte 2
Cheesers – BlackCats – Jaguars – Hell Heat – ArrachErics – Panthers
BH Cheesers
PG: Jeremy Lin
SG: Kevin Durant
SF: Danny Granger
PF: Paul Millsap
C: Joakim Noah
6°: Serge Ibaka
Em time que está ganhando não se mexe. Atual campeão da liga, o BH Cheesers seguiu essa linha e manteve a base que conquistou o título em 2011/2012. A única movimentação significativa do GM Pudão foi a renovação de contrato do pivô Joakim Noah, que custou um pouco mais do que esperado, mas foi importante para manter o plantel intacto. O pivô francês, inclusive, tem tudo para justificar o aumento salarial porque terá um papel mais importante no Bulls, graças a contusão do astro Derrick Rose. A única incógnita do sexteto inicial é o armador Jeremy Lin. A sensação da última temporada ainda não se recuperou da lesão que sofreu no joelho e sua adaptação ao Houston Rockets também é incerta. Caso Lin não consiga repetir as boas atuações do último ano, o Cheesers conta com boas peças de reposição nas figuras de Kirk Hinrich e do brasileiro Scott Machado. A franquia mineira também conseguiu peças importantes para o banco de reservas, como o talentoso Perry Jones e o veterano Al Harrington, que deverá ter papel destacado no Orlando Magic. O jovem Bismack Biyombo também é um jogador útil para substituir Noah em caso de lesão. Se não sofrer com lesões, o Cheesers não deverá ter dificuldades para confirmar o favoritismo na Conferência Lula. Times como Big Field Jaguars e Campo Hell’s Kitchen cresceram em relação ao último ano, mas ainda não parecem prontos para enfrentar os queijeiros numa série de playoff. Os times da Raimundos parecem ser os únicos capazes de impedir o inédito bicampeonato.
Previsão: Briga pelo título
Registro Black Cats
PG: Russell Westbrook
SG: Joe Johnson
SF: Michael Beasley
PF: Anthony Davis
C: BJ Mullens
6°: Jameer Nelson
O Registro Blackcats foi um dos times mais ativos na última offseason. Apesar da melhora em relação ao último ano, fica uma sensação de que o time poderia ser ainda mais promissor. Até o último mês a equipe de Registro contava com uma base formada por Russell Westbrook, Nicolas Batum e Anthony Davis. Além disso, o time tinha Tony Parker, que formava um ótimo combo com Westbrook. O GM Kei Kobayashi, no entanto, decidiu trocar Batum e Parker em movimentações polêmicas para contar com a sonhada dupla Michael Beasley e Jameer Nelson. Beasley será titular no Suns e tem boas chances de se firmar como o cestinha da equipe, mas seu temperamento explosivo e a paixão pelo seu jogo podem arruinar sua temporada. Nelson também terá espaço em sua equipe, mas já viveu seu auge e não terá muitas opções para trabalhar no enfraquecido Magic. Outra falha da direção do Blackcats foi na tentativa de buscar um pivô mais confiável que BJ Mullens. O jovem até terá espaço no Bobcats, mas não parece ser capaz de produzir números que justifiquem a titularidade. Apesar desses problemas, a franquia de Registro deve confirmar vaga na pós-temporada. As semifinais de conferência parecem ser o limite do time por enquanto, mais do que isso só se Westbrook & cia jogarem as melhores temporadas de suas carreiras.
Previsão: Chega aos playoffs
Big Field Jaguars
PG: Ty Lawson
SG: Kobe Bryant
SF: Chandler Parsons
PF: Chris Bosh
C: Nikola Pekovic
6°: Tony Parker
Outro time que se transformou em relação a última temporada. Com trocas ousadas, o Big Field Jaguars montou um elenco que promete dar trabalho aos rivais. Ty Lawson faz um pouco de tudo e é excelente para fantasy, Kobe Bryant dispensa apresentações, Tony Parker mostrou evolução em assistências e roubos, Chris Bosh contribui com números sólidos e Nikola Pekovic foi uma grata surpresa no último ano O ponto de interrogação é em relação a posição 3. Chandler Parsons surpreendeu positivamente em sua primeira temporada na liga, mas ainda não se sabe o quanto o jovem evoluirá seu jogo para o campeonato que está por vir. Além disso, o lateral ganhou a concorrência dos novatos Terrence Jones e Royce White, e também do veterano Carlos Delfino. Parsons tem tudo para se firmar como um bom titular na liga, mas ainda é cedo para fazer qualquer avaliação. No pior dos cenários, o Jaguars ainda consegue uma vaga aos playoffs na Lula. Caso tudo corra bem, a equipe tem potencial para fazer sua melhor campanha na LPV. Falar em final de conferência não é exagero.
Previsão: Chega aos playoffs
Palmas Hell Heat
PG: John Wall
SG: Arron Afflalo
SF: Andrei Kirilenko
PF: Amar’e Stoudemire
C: Brook Lopez
6°: Tyson Chandler
A temporada do Palmas Hell Heat depende da recuperação de John Wall. Enquanto o jovem estiver fora, a equipe terá de se virar com Jamal Crawford na posição de armador principal. Se Wall confirmar a expectativa e se recuperar logo, o Hell Heat ganha fôlego por uma vaga nos playoffs na Conferência Raimundos. O resto do elenco é qualificado e pode brigar em condições de igualdade com qualquer equipe da liga. Arron Afflalo será um dos principais jogadores do fraco Orlando Magic e deve ter um aumento significativo em suas médias. Andrei Kirilenko contribui com um pouco de tudo e a única preocupação é a sua saúde em uma longa temporada. Sem Wall, o pilar da equipe nesse começo de campanha será o garrafão. Amar’e Stoudemire, Brook Lopez e Tyson Chandler podem fazer uma boa combinação de rebotes e tocos, mas isso dependerá da evolução de Stat e Lopez, que fizeram suas piores temporadas na carreira e estão motivados para darem a volta por cima.
Previsão: Chega aos playoffs
Porto Alegre ArrachErics
PG: Jason Terry
SG: OJ Mayo
SF: Antawn Jamison
PF: Kevin Garnett
C: Zaza Pachulia
6°: Brandon Roy
O time de Porto Alegre talvez seja um dos principais candidatos a loteria do draft em 2013. Embora tenha se reforçado nas últimas semanas com a chegada de Kevin Garnett, o ArrachErics ainda não tem um elenco capaz de brigar na acirrada Raimundos. Os pontos fortes da equipe são OJ Mayo e Kevin Garnett. O primeiro deve ser titular no Dallas Mavericks e terá espaço para arremessar o quanto quiser, já o segundo é o coração do Boston Celtics e mostra que a idade não atrapalhou a qualidade do seu jogo. Jason Terry também pode fazer um bom combo de bolas de 3 e roubos com Mayo, mas a dupla de armação peca no número de assistências, já que ambos não tem a característica de organizar o jogo. Um jogador que pode surpreender positivamente é Brandon Roy. Caso se mantenha saudável, o ala-armador tem talento para ganhar espaço no Wolves e, consequentemente, apresentar bons números. O resto do elenco, no entanto, tem pouco a oferecer.
Previsão: Loteria do draft em 2013
Morato Panthers
PG: Damian Lillard
SG: James Harden
SF: Draymond Green
PF: Thomas Robinson
C: Kendrick Perkins
6°: Gerald Henderson
Entre os times em reconstrução, o Morato Panthers é um dos com o futuro mais promissor. O GM Kall fez um bom draft e parece ter pego dois dos melhores novatos de 2012. Se a expectativa sobre Lillard e Robinson se confirmar, a franquia começa a formar uma base promissora, já que também tem o talentoso (e jovem) James Harden. Apesar da reconstrução bem feita até aqui, parece difícil para o Panthers alcançar playoffs já nesta temporada. O pivô Kendrick Perkins é o tipo de jogador que tem mais valor em quadra do que para fantasy. A posição 3 tem um buraco e a opção mais viável no momento parece ser Draymond Green, ainda apenas um novato que busca espaço no Warriors. O caminho, no entanto, está sendo trilhado. O Panthers deve ter mais uma boa escolha de draft em 2013 e outras duas em 2014. Se fizer a lição de casa, a equipe pode alçar vôos altos nos próximos anos.
Previsão: Loteria do draft em 2013