post

Análises, ora pois!

bigode_2_thumb1A meio da off season ainda muita coisa pode, e deve, mudar nos elencos das nossas equipas ao entrarmos na nova época 2010/2011. O mundo da LPV é, por isso, repetidamente bombardeado com trocas e mudanças de planos. Analisemos então os GMs da liga e o que podem e devem fazer até entrarmos em competição visando assegurar uma boa campanha para as suas equipas.

 

 


falconsKurosaki Falcons

PG. Andre Miller
SG. Chico Garcia
SF. Antawn Jamison
PF. Luis Scola
C. Dwight Howard
6th. Jeff Green

O nosso primeiro, e único, campeão Marquinhos tem uma tarefa complicada pela frente na reestruturação do seu elenco. A base da equipa é sensivelmente a mesma estando ao redor da super-estrela o poste Dwight Howard, no entanto o ala argentino Luis Scola saiu caro nos leilões o que aumentou o cap do Falcons para 80 milhões. O Marcos tem questões importantes a resolver: diminuir o cap, diminuir o número de jogadores no elenco e conseguir boa profundidade. A posição de SG parece ser a mais carenciada tendo actualmente Francisco Garcia como titular (Redd só volta em Fevereiro), e o trio Jamison (agora liderando o Cavs), D12 e Scola consome mais de 46 milhões. Presumivelmente um dos 3 terá que sair mas há jogadores excedentários que pouco ou nada contribuem como Watson, Belinelli, Hayward, Young, Clark, Humphries ou Jordan e que ocupam espaço e cap desnecessário. Cabe ao nosso amigo Marcos encontrar trades que lhe dêem profundidade e ao mesmo tempo soluções válidas para as carências da equipa.

 

marlinsSalvador Blue Marlins

PG. Baron Davis
SG. Andre Iguodala
SF. Travis Outlaw
PF. Zach Randolph
C. Kevin Love
6th. Derrick Favors/Jrue Holiday

O Marlins, dirigido pelo Baiano mais amado da LPV, Silvano Viana, continua uma boa equipa. Talvez não tão extraordinária como no início da época passada com o espectacular garrafão formado por D12, Love e Thompson, mas ainda assim mantém-se como uma das melhores equipas da liga. Baron Davis, Iguodala, Fat Randolph, Favors e Love formam um bom núcleo, e embora o gordinho favorito do Denis e do Danilo esteja a receber de acordo com o seu índice de massa corporal (em português: ele é gordo e recebe demais), a sua permanência na equipa permite que Favors não tenha que assumir desde já a posição. O problema reside mais uma vez na posição de SF (supondo que Iguodala será usado como SG, já que CDR será reserva nos Bucks), Paul George está tapado pelo óptimo Danny Granger em Indiana e Outlaw deverá assumir o papel de titular nos Nets, restam algumas dúvidas quanto à sua capacidade de se destacar. O Marlins não precisa de muito para ter uma campanha muito boa, mas conseguindo um ala (SF) mais confiável pode levar o Silvano a sonhar mais alto, talvez trocando o Zach Randolph por um bom SF mais algumas peças.

 


8363basquete1Big Field Ballers

PG. Chris Duhon
SG. Dwayne Wade
SF. Richard Jefferson
PF. Andrea Bargnani
C. Zidrunas Ilgauskas
6th. Mickael Pietrus

Uma das equipas de Campo Grande é o Ballers, e a equipa do Anderson vive na sombra de um enorme jogador, Dwayne Wade. Além da super estrela dos Heat (que agora tem a companhia de Bosh e James em Miami e não sabemos se continuará com tão bons números) o resto do elenco é bastante fraco, fazendo de Bargnani o segundo melhor jogador da equipa. Os problemas começam logo nos bases, tanto Chris Duhon como CJ Watson são reservas na NBA o que limita a sua produção (que nunca foi nada de especial) e coloca o Ballers em desvantagem em relação a todas as outras equipas da liga nesta posição. Pietrus é um bom reserva para D-Wade, mas nas alas Dorrel Wright serve para levar gatorade aos seus companheiros e Jefferson não encaixa no esquema dos Spurs sendo provável que perca o lugar para o rookie James Anderson. No garrafão, Speights e Anderson são outros reservas que não têm capacidade para produzir grandes números o que obriga a usar Bargnani como PF, deixando a posição de Center para o veteraníssimo Ilgauskas, que é uma sombra do que era e para fantasy tem uma produção bastante abaixo da média. Uma possível solução em Campo Grande passa por trocar a estrela da equipa por um bom conjunto de jogadores que dê equilíbrio à equipa e a melhore globalmente. Tarefa difícil.

 


8363basquete1Nomad Vagabonds

PG. Chris Paul
SG. Kobe Bryant
SF. Marvin Williams
PF. Yi Jianlian
C. Marc Gasol
6th. Jason Terry

Na equipa do Vinicius está uma das melhores rotações de backcourt da liga, com Paul, Kobe e Terry, o Vagabons pode esperar muitos e bons números deste trio que seguramente, a manter-se unido, trará vitórias decisivas. Os problemas começam nas alas, SF e PF, já que a posição de Center é assegurada pelo Espanhol Marc Gasol. Marvin Williams nunca correspondeu às expectativas de ter sido seleccionado antes de Chris Paul e Deron Williams e é apenas um reserva, Brandan Wright depois de uma época perdida por lesão parece não ter espaço na rotação de Don Nelson e Al Thornton enfrenta a concorrência de Josh Howard por minutos na rotação dos Wizards. Na posição de PF o cenário também não é muito animador, Haslem tem Bosh a tirar-lhe muitos minutos, e o Chinês Jianlian vem do banco para ser reserva de Blatche mas nem mesmo nos Nets quando era titular pareceu capaz de produzir grandes números. O Vagabons tem ainda que reduzir o cap, encontrar um SF e um PF mais capazes e esperar que não haja muitas lesões durante a temporada, isto tentando não se desfazer de Paul ou Bryant.


8363basquete1Palmas Kalangos

PG. Devin Harris
SG. OJ Mayo
SF. Caron Butler
PF. LaMarcus Aldridge
C. Andrew Bogut
6th. Rodney Stuckey

O mais recém-contratado GM da LPV, Igor Bilinski, tem uma das equipas com maior potencial da liga. Isto porque a maioria dos titulares da equipa podem produzir mais do que fizeram a época passada. Devin Harris, Stuckey, Mayo, Butler, Aldridge e Bogut formam uma bela formação tendo ainda o especialista defensivo Battier no elenco. O maior problema é mesmo a falta de profundidade caso as lesões cheguem, o resto do elenco parece fraco demais para serem opções válidas (o Beaubois não tem espaço e o Udoh só volta para o ano). O Kalangos não precisa de mexer muito para conseguir uma boa posição para os offs, utilizando o cap disponível que tem, quase 4 milhões, pode correr atrás das equipas com demasiado salary cap e conseguir alguns bons reservas, outra opção é juntar uns bons jogadores que há no elenco e tentar contratar uma estrela para levar o Kalangos para o próximo nível. O Igor tem tempo de sobra para decidir o rumo que quer seguir, mas eu apostaria um pé do Denis que as mudanças no elenco não serão muitas.

 


maraudersSampa City Marauders

PG. Deron Williams
SG. Stephen Jackson
SF. Danilo Gallinari
PF. Troy Murphy
C. Roy Hibbert
6th. Al Harrington

O Marauders tem um GM bastante activo e no entanto é dos que faz menos trocas na liga, sinal de que os jogadores têm o total apoio da sua direcção, a moral presume-se estar em alta para o início de temporada. Com Deron Williams a assegurar a posição de PG, a equipa começa logo em vantagem face à maioria da liga, Stephen Jackson, Gallinari, e Murphy garantem bons números e são titulares nas suas equipas, podemos também esperar uma boa evolução de Roy Hibbert agora que tem um bom base a jogar com ele nos Pacers. O salário pago a Al Harrington é claramente superior ao seu real valor, ainda para mais porque agora no Nuggets deve ter um pouco menos tempo de jogo e o ritmo de jogo é mais cadenciado não permitindo ter tão bons números. Os jogadores da rotação não dão garantias se tiverem que ser chamados à acção, mas o Alex ainda tem 3 milhões de cap space que podem ser utilizados para dar profundidade ao elenco. É um bom elenco, e se todos se mantiverem saudáveis pode chegar longe nos playoffs mas, na minha opinião, ainda está longe de poder lutar pelo título.

 


cheesersBH Cheesers

PG. John Wall
SG. Tyreke Evans
SF. Gerald Wallace
PF. Chris Bosh
C. Emeka Okafor
6th. Marcus Thornton / Robin Lopez

Os Queijeiros são o alvo a abater para esta temporada, umas trocas muito bem conseguidas pelo Pudão (lembrete ao Pudão: agradecer ao Kei) trouxeram Tyreke Evans e John Wall, uma dupla de luxo na armação, ambos são óptimos e com muito potencial para se desenvolverem. Contam ainda com a ajuda do exímio pontuador Marcus Thornton para fazerem um óptimo trio no backcourt. Gerald Wallace e principalmente Chris Bosh garantem suprema qualidade nas posições de SF e PF, produzindo excelentes números. A posição menos boa do Cheesers é a de C, Perkins só deve voltar em Fevereiro, Okafor é demasiado inconstante, tanto faz jogos dominantes como jogos patéticos, Brad Miller é reserva de Yao Ming e já tem alguma idade, resta a Robin Lopez desenvolver o seu jogo para assegurar ao Cheesers um C bom e confiável. A rotação entre Okafor e Lopez deve ser suficiente para garantir bons números, fazendo deste elenco o mais forte da liga. O Puda tem ainda quase 7 milhões de cap disponível, então pode adicionar mais peças e melhorar ainda mais a equipa. Correm rumores que Okafor ou Perkins podem estar de saída da equipa, aguardemos por novos desenvolvimentos. Mas até agora, parabéns ao Pudão pelo elenco que conseguiu montar.

 


blackcatsRegistro BlackCats

PG. Chauncey Billups
SG. Paul Pierce
SF. Ron Artest
PF. Kevin Garnett
C. Anderson Varejão
6th. Jameer Nelson / Boris Diaw

Os Gatos Pretos enfrentam alguns desafios que precisam ser resolvidos antes de entrarmos na temporada. Na minha opinião é uma das equipas mais fracas da liga, Nelson e Billups são bons o bastante para produzir bons números mas Billups já começa a acusar a idade e Nelson tem cada vez mais concorrência com Jason Williams e Chris Duhon. Paul Pierce deve assumir a posição de SG e deixar para Ron Artest a posição de SF, o problema é que os dois já passaram o auge à algum tempo e a sua produção não se traduz mais em números, prejudica também estarem em equipas recheadas de bons jogadores que limitam ainda mais as suas estatísticas. O mesmo se aplica a Kevin Garnett, o futuro Hall of Famer já não é tão dominante como à uns anos e sendo o líder dos Celtics dentro de campo isso não se traduz em produção para fantasy ficando bem atrás dos bons PFs da liga, e mesmo Boris Diaw que prometeu muito quando foi trocado para Charlotte parece agora um jogador inconstante com um salário alto. A posição de Center deve portanto ficar entregue a Varejão que é um dos jogadores mais raçudos da NBA mas os seus números ficam comprometidos com a sua dificuldade em pontuar e o facto de o PG dos Cavs, Mo Will, não ser um bom passador de bola, limitando ainda mais os números do Brasileiro, que nunca foram nada demais. Tudo somado dá 71 milhões de cap, o Kei vai ter que arranjar maneira de reduzir o cap em mais de 5 milhões e ao mesmo tempo tentar melhorar o elenco para tentar ir a algum lado. Boa Sorte!

 


jaguarsBig Field Jaguars

PG. Tony Parker
SG. Wesley Matthews
SF. Trevor Ariza
PF. David West
C. Yao Ming
6th. Shawn Marion

O elenco do Jaguars passou por inúmeras reformulações durante a última temporada e o único jogador a manter-se desde o início na equipa é o gigante chinês Yao Ming. O Israel é um dos GMs mais animado na hora de trocar e isso ultimamente tem dado resultado. Arenas era um dos queridinhos do Isra mas conseguir arranjar alguém que aceitasse um dos piores contratos da liga foi um excelente feito, a troca trouxe Tony Parker que comparado com Arenas é bem pior para fantasy mas dá muito mais liberdade ao GM para montar uma equipa bem melhor no futuro. A posição de SG é algo fraca, Matthews sendo bom jogador é apenas reserva atrás de Brandon Roy e até ver tem concorrência também de Rudy Fernandez. Dahntay Jones é um óptimo defensor mas os seus números deixam muito a desejar para um titular na LPV e Brewer ainda não se sabe se pode produzir bem. Trevor Ariza e David West são dois bons jogadores que por certo vão ajudar muito o Jaguars a chegar o mais longe possível. Outra das preocupações deve ser o poste da equipa, Yao ao que parece está a 100% para o início de época mas deve ter menos minutos para poupar o seu físico e o seus números devem-se ressentir, e se as lesões chegaram (o que é muito provável) há apenas Pekovic como reserva que é ainda uma incógnita mas não deve chegar a produzir grandes números. O Jaguars ainda tem 3 milhões de cap que podem ser usados a encontrar um reserva melhor para Yao Ming, e aproveitando a disponibilidade do Isra para trocas talvez melhorar a posição de SG possa ser possível.

 


8363basquete1Palmas Hell Heat

PG. Mike Bibby
SG. John Salmons
SF. Kevin Durant
PF. Amar’e Stoudemire
C. Samuel Dalembert
6th. Wesley Johnson / Jonas Jerebko

As duas estrelas da equipa, Kevin Durant e Amar’e Stoudemire fazem do Hell Heat uma das equipas que mais pontos pode produzir e compensam e de que maneira as limitações ofensivas de Dalembert. Salmons é também um bom pontuador e com o rookie Wesley Johnson escondem de certa forma a decadência acentuada de Mike Bibby. É na posição de PG que o Hell Heat precisa mesmo de melhorar, Bibby já passou o auge à algum tempo e Augustin teve uma época desastrosa depois de um ano de rookie prometedor. Não me admiraria se Augustin assumisse a posição de base após alguns jogos mas será que ele consegue evoluir o seu jogo e tornar-se num bom PG? Por via das dúvidas acho que o Andrey deve correr atrás de um bom PG, tentando manter os bons jogadores no elenco, o que não vai ser fácil já que o espaço no cap não abunda. De qualquer forma, se Thabeet evoluir o seu jogo e se Jerebko confirmar todo o potencial que parece ter, a equipa de Palmas pode ser uma grata surpresa na próxima temporada, o elenco é bem estruturado, há bons jogadores na maioria das posições. Não me admirava se o Andrey conseguisse levar a equipa longe nos playoffs

 


hotdogsSão Bernardo Hot Dogs

PG. Geoge Hill
SG. James Harden
SF. Rudy Gay
PF. Elton Brand
C. Andris Biedrins
6th. DeMar DeRozan / Anthony Morrow

A equipa dos cachorros quentes tem em Rudy Gay o seu principal jogador e não sendo uma estrela, é sem dúvida um dos melhores SF da LPV. Os problemas são muitos em todas as outras posições, George Hill e Sessions são até ver reservas na NBA o que compromete a sua produção para fantasy. Harden tem todas as condições para assumir a posição de titular em OKC e Morrow é titular nos Nets, dá uma boa rotação para SG mas nenhum dos dois é extraordinário. Elton Brand desde que saiu dos Clippers teve o seu talento roubado e nunca mais foi o mesmo, é agora um jogador caro demais e que tem uma produção bastante abaixo da maioria dos PFs da liga. DeRozan deve assumir o posto de titular nos Raptors mas o ano passado não correspondeu às expectativas, não se sabe portanto se conseguirá ser um jogador útil para fantasy. Outra questão importante para o Hot Dogs é saber qual vai ser o Biedrins de esta temporada, o de há dois anos atrás que tinha média de double-double e dava blocks, ou se o jogador patético da época passada com 16% de eficácia em lances-livres. No entanto não acredito que o futuro da equipa do Caio passe pela forma de Biedrins, exceptuando a posição de SF, todas as outras têm jogadores para já não dão garantias de qualidade. Restam ainda 5 milhões de cap que podem ser usados para melhorar a equipa, desde logo um PG titular seria um bom acrescento, mas penso que o Caio vai ter que apostar em trocas para conseguir melhorar o elenco que para já está entre os mais fracos da LPV.

 


moratoMorato Panthers

PG. Mo Williams
SG. Joe Johnson
SF. Corey Maggette
PF. Kenyon Martin
C. Chris Andersen
6th. Mike Miller

Aaron Brooks uma das tão proclamadas bases do elenco junto com Joe Johnson, foi trocado junto com Jermaine O’Neal por Kenyon Martin e Mo Williams. A meu ver foi uma troca desastrada da parte do Kall, Mo Will recebe muito dinheiro para apenas fazer pontos e bolas de 3, nunca foi um verdadeiro distribuidor de jogo e sem LeBron a distrair marcadores vai ter tempos difíceis para se impor em Clev e não me admiraria se perder o lugar para Sessions algures durante a temporada. Joe Johnson permanece como o grande líder do Panthers e apresenta-se como um dos melhores SGs da liga, Maggette também é um bom SF e nos Bucks deve ter espaço de sobra para conseguir números bem interessantes. Kenyon Martin tem agora que dividir tempo com Al Harrington o que lhe deve tirar grande parte do seu valor em fantasy, aliado também à idade que já apresenta. Chris Andersen como titular na posição de C é extremamente ineficaz e deixa o Kall numa posição difícil porque perde todas as batalhas de garrafão contra todas as equipas da liga. Mas podemos esperar mais trocas da parte do Kall, o Panthers está 700k acima do cap e tem um jogador a menos que o permitido. A solução é trocar os caros Udrih e Mo Will e tentar receber um bom PG e melhorar muito o garrafão.

 


8363basquete1Cambuí Mountains

PG. Monta Ellis
SG. Jamal Crawford
SF. Lamar Odom
PF. Carlos Boozer
C. Tyson Chandler
6th. JJ Hickson

O mais novo GM da LPV herdou uma equipa que chegou longe a época passada apoiada na dupla Monta Ellis e Steve Nash. Para a nova temporada o base canadiano já não consta do elenco, contrapondo à sua saída o Mountains conta com 4 jogadores capazes de ter boas estatísticas: Ellis, Crawford, Odom e Boozer. Além deles, Hickson e Budinger demonstram algum potencial e poderão ser uma surpresa para a próxima temporada, mas de resto os jogadores são duvidosos. Blake deve ser titular em LA mas nunca terá grandes números devido à profundidade do elenco, Weems não parece ser um jogador regular, McDyess já não é o mesmo de antes e tem cada vez menos espaço em San Antonio, Curry é uma carta fora do baralho para todas as equipas e Chandler vai disputar com Haywood o lugar de C nos Mavs mas aposto que não terá muito tempo de jogo nem grandes números. Isto deixa o Muller com alguns problemas na posição de Center e na profundidade do elenco. O espaço de cap é diminuto o que dificulta as trocas, mas se o Mullinator quer lutar pelo título tem que investir num C que dê garantias e um ou outro bom reserva para acautelar a equipa em caso de lesões. Talvez trocar Monta Ellis ou Carlos Boozer possa trazer um bom conjunto de jogadores que leve o Mountains para o próximo nível.

 


niteroiNiterói Spaceship

PG. Russel Westbrook
SG. Ben Gordon
SF. Hedo Turkoglu
PF. Rashard Lewis
C. Pau Gasol
6th. Corey Brewer / Brendan Haywood

Contam-se pelos dedos de uma mão as trocas que o Bruno já fez enquanto GM do Spaceship, e gostei especialmente das últimas. Russel Westbrook é um dos melhores PG da liga, os seus números fazem a equipa de Niterói sair destacada da maioria logo desde o início. Ben Gordon deve ser o SG de serviço, mas se as suas actuações forem tão más como no ano passado, Turkoglu agora no Suns deve virar titular e permitir ao jovem Corey Brewer assumir a posição de SF. É no garrafão que o Spaceship pode garantir vitórias, Pau Gasol é dos melhores jogadores da liga na sua posição, e a polivalência do Espanhol permite ao Bruno contrariar alguma lesão que possa surgir. Rashard Lewis vem para ajudar e deve produzir mais que Diaw, o titular da época passada e há ainda Haywood se a equipa precisar de rebotes e blocks. No entanto são apenas 3 jogadores para 2 posições, reforços são urgentes para o garrafão e porventura o Bruno vai ter que se desfazer de Turkoglu ou Brewer para se conseguir reforçar, até porque está quase 4 milhões acima do cap. A melhor solução para o elenco seria trocar Ben Gordon, o problema é que só muito dificilmente alguém irá aceitar o seu contrato. Já que trocar Westbrook está totalmente fora dos planos, Turkoglu poderá mesmo estar de saída. Ou será que o Bruno nos vai surpreender e trocar Pau Gasol por um grupo de jogadores bem interessante e equilibrar a equipa? Esperamos mais movimentos!

 


coimbraCoimbra Hustle

PG. Jonny Flynn
SG. Evan Turner
SF. Luol Deng
PF. Blake Griffin
C. Al Jefferson
6th. DeMarcus Cousins / Thaddeus Young

É sempre um pouco suspeito falarmos da nossa própria equipa, até porque temos tendência a exagerar as qualidades dos nossos jogadores mas tentarei ser objectivo. Olhando para o final do draft de à um ano atrás, ninguém diria que apenas um ano depois a equipa de Portugal estaria totalmente diferente, e bem melhor. A verdade é que um conjunto bastante alargado de trocas, permitiu-me montar uma base jovem, de qualidade e que pode começar a ganhar desde já. Em princípio Flynn deve começar como titular (se estiver recuperado da lesão), embora não seja um fora de série, tem potencial e espero que sem Sessions nos Wolves ele possa evoluir ainda mais o seu jogo. Evan Turner é um SG de muito bom nível (algo que sempre faltou ao Hustle) e que deve ter números bastante interessantes. Deng é um pouco caro mas é um preço que posso pagar por um bom SF, algo que não abunda na liga. Blake Griffin é pelo que dizem os scouts e treinadores na NBA, um jogador para ser top10 da liga, conto com ele para ser o líder e poder levar a equipa a grandes conquistas. Al Jefferson, agora na companhia de Deron Williams, deve melhorar ainda mais as suas estatísticas e Cousins após se adaptar à liga deve também ele ser um óptimo jogador e dar bons números. E mesmo os reservas são muito bons como Young, Oden, Landry, Conley etc. O elenco em si é bastante profundo, mantendo qualidade se surgirem lesões principalmente no garrafão. Não há muito que possa mudar, até porque acho que tenho uma boa equipa, mas sem dúvida conseguir um melhor PG é um objectivo. Como sempre, quem quiser trocas sabe onde me encontrar!

 


8363basquete1Maputo Red Eagles

PG. Raymond Felton
SG. JR Smith
SF. Gordon Hayward
PF. Dirk Nowitzki
C. Andrew Bynum
6th. Greg Monroe

A equipa de Moçambique é outra das boas surpresas para este início de temporada. O elenco não é perfeito mas comparando com o ano passado a evolução é bem evidente. Desde logo há um verdadeiro PG em Felton que agora nos Knicks deve melhorar os seus números no Run and Gun de D’Antoni. Raja Bell e JR Smith são capazes de manter uma boa rotação de SG durante a época e no garrafão, Dirk, Monroe e Bynum são todos titulares das suas equipas e principalmente o Alemão, podem produzir números bem acima da média e trazer vitórias importantes para Maputo. A grande deficiência da equipa é a posição de SF, o melhor jogador (pelo menos o único titular) parece ser Gordon Hayward no entanto tem a concorrência de Kirilenko e por isso não deve ter muitos minutos na rotação dos Jazz. Se o Nairo quiser lutar por alguma coisa tem que arranjar um bom SF, para isso talvez seja necessário desfazer-se de alguém do garrafão e devido aos bons valores que há no elenco isso não deve ser difícil. Dirk pode ser trocado por um óptimo SF e outros coadjuvantes, o mesmo pode acontecer com Bynum. Por certo o Nairo vai tentar encontrar um SF, mas até agora: bom trabalho Nairo.

 


b-workersSP B-Workers

PG. Derrick Rose
SG. Eric Gordon
SF. Danny Granger
PF. Michael Beasley
C. Al Horford
6th. Channing Frye

Uma das equipas de São Paulo é o Workers, que desde o início da liga tem apostado na juventude projectando uma equipa para o futuro. Derrick Rose é um dos melhores PG da liga e tem tudo para evoluir ainda mais o seu jogo e continuar a ser dos melhores pelos próximos 10 anos. Outro grande trunfo da equipa do Lucas é Danny Granger, contribui em todas as categorias e com muita qualidade é sem dúvida um os melhores jogadores de fantasy. Al Horford não sendo nada de extraordinário é um jogador regular e consistente que faz bem as posições de PF ou C. À parte destes 3 o elenco não apresenta muita qualidade e principalmente profundidade, Beasley ainda tem algo a provar quanto à sua regularidade, Channing Frye deve ser o 6th man da equipa e espera-se que mantenha os números da época passada, mas não é exactamente um jogador óptimo e não há muitas alternativas para o seu lugar. Leandrinho vai procurar estabelecer-se em Toronto mas deve ser reserva, Dudley ainda tem o ‘jovem’ Grant Hill à sua frente na rotação dos Suns e Shaq já não terá o tempo de jogo e os minutos de antigamente. O Workers tem um elenco cheio de potencial que deve melhorar no futuro, mas para conseguir ser uma grande equipa precisa de profundidade (melhores reservas), e melhorar o garrafão que apenas conta com Horford e muitas dúvidas. Para isso há quase 14 milhões de cap que podem atrair muitos bons jogadores, e permite manter Granger e Rose.

 


kitchenCampo Bom Hell’s Kitchen

PG. Steve Nash
SG. Stephen Curry
SF. Grant Hill / Tayshaun Prince
PF. Thiago Splitter
C. Chris Kaman
6th. Aaron Brooks

Há um ano o Hell’s Kitchen era uma equipa bem fraca sem nenhum SG sequer, hoje é das que mais evoluiu e é sem dúvida uma ameaça a todas as equipas da liga pelos óptimos jogadores que há no elenco e com uma equipa muito bem equilibrada. Há que dar os parabéns ao Regis pelas trocas que foi fazendo ao longo do ano. O backcourt é preenchido com três jogadores de elevada qualidade em Nash, Curry e Brooks que tornam a equipa de Campo Bom numa potência em pontos, assistências e bolas de 3. A posição de SF é o maior problema da equipa já que Hill tem uma idade apreciável e Prince parece ter desaparecido atrás de Jerebko nos Pistons, resta o Israelita Casspi e a sua esperada evolução para dar ao Hell’s Kitchen alguém consistente na posição. O garrafão é igualmente bem equilibrado com várias soluções em Kaman, Splitter, Gooden e O’Neal; não é o mais extraordinário da liga mas faz o necessário para garantir pontos e rebotes. Todo o elenco é bastante equilibrado e podemos esperar que vá longe nos playoffs, talvez seja necessário encontrar um SF para lutar por algo mais mas se isso significar ter que abdicar de Curry, Nash ou Brooks aposto o outro pé do Denis que o Regis dificultará e muito a troca.

 


8363basquete1Curitiba OilMans

PG. Rajon Rondo
SG. Jason Richardson
SF. Taj Gibson
PF. Tim Duncan
C. Marcus Camby
6th. Rasual Butler

O OilMans era das melhores equipas ao iniciarmos a temporada passada, mas um ano depois muitos jogadores deixaram a equipa e não foram substituídos o que deixa o GM Rodrigo numa posição difícil e vai ter que apostar nas trocas. Rajon Rondo vai dar à equipa de Curitiba muitas assistências, rebotes (para um PG) e steals o que deixa e equipa numa excelente posição logo desde o início. Richardson deve ter números parecidos com os do ano passado no estilo rápido dos Suns, no entanto Taj Gibson deve perder muitos minutos com a chegada de Boozer aos Bulls o que faz com que o Rodrigo tenha que correr atrás de um SF para ser titular do elenco e não há muitos disponíveis. Tim Duncan continuo a ser das escolhas mais seguras para se fazer em fantasy sempre com médias próximas de 20-10, o seu parceiro de frontcourt é Camby o que este ano tem Oden e Pryzbilla a tirar-lhe muitos minutos e deve apenas vir do banco atrás de Greg Oden. A equipa não tem muito cap disponível e precisa de um SF e de um C que dêem garantias, para isso as trocas serão o caminho necessário; provavelmente e devido ao seu valor em fantasy Rajon Rondo deve estar de saída já que por ele o Rodrigo pode conseguir equilibrar a equipa com um C, SF e PG de um nível bastante aceitável.

 


devilsPaulicéia Red Devils

PG. Gilbert Arenas
SG. Vince Carter
SF. Josh Childress
PF. Andray Blatche
C. Mehmet Okur
6th. DeJuan Blair / Carlos Delfino

As últimas negociações do João foram algo duvidosas e deixa o Red Devils com o presente e com o futuro bastante comprometido, relembro que Arenas e Carter esta época custam uns estonteantes 35 milhões e na próxima 37 milhões!! Quando saudável e disciplinado, Arenas vale o seu salário, é um excelente jogador e tem uma produção que se vê bastante em fantasy, mas arriscar num jogador com o seu historial é demasiado arriscado até porque o seu milionário contrato vai até 2014! VC vem sofrendo um grande declínio do seu jogo e tem números bem mais discretos, se for necessário substitui-lo o João tem Terrence Williams, Childress e Delfino que garantem um pouco de qualidade mesmo que um deles tenha que actuar como SF, que não é o ideal mas não comprometem demais. No frontcourt, Blair, Blatche e Okur são 3 bons jogadores mas que não se complementam, Okur consegue poucos ressaltos para um C mas faz umas bolas de 3, Blatche é um misto porque consegue um pouco de tudo mas não esperemos mais dele do que uns 15 pontos e 8 ressaltos em principio. E Blair tem agora a concorrência de Splitter, além de Duncan, Bonner e McDyess, e todos os reservas não são de muito bom nível. No global acho o Red Devils como uma das equipas mais fracas da liga que ainda precisa de trocas para entrar no cap. Melhorar o garrafão é uma necessidade, bem como trocar VC ou Arenas e encontrar um melhor SF. Talvez Blatche tenha que sair para o João conseguir convencer os outros GMs da liga a libertar bons jogadores para o Red Devils.

 


8363basquete1Uberaba Wolves

PG. Brandon Jennings
SG. LeBron James
SF. Al-Farouq Aminu
PF. Jason Thompson
C. Nene Hilario
6th. Anthony Randolph / Charlie Villanueva

Os 30 milhões do salário de LeBron James deixam o Wolves com pouca margem para negociar contratos e trocas com os restantes jogadores e GMs da LPV. É o preço a pagar por ter King James no elenco, e seja em que posição for utilizado ele é o melhor da liga e dá números espectaculares em todos os quesitos. Brandon Jennings tem um grande futuro pela frente e deve  assumir-se como um excelente PG nos próximos anos. Decidir se LeBron joga como SG ou SF é essencial, o Marão precisa decidir para tentar um SG melhor (Afflalo é titular mas tem números fracos) ou arranjar um bom SF (Aminu deve vir do banco atrás de Ryan Gomes no Clippers). No garrafão há 4 bons jogadores mas todos com os seus problemas de consistência, Villanueva é um jogador de luas: tanto joga bem, como mal é difícil confiar. Jason Thompson tem muita concorrência nos Kings e como não é o melhor jogador do garrafão do Kings, deve perder bastantes minutos. Randolph agora nos Knicks deve ser titular mas divide tempo com Amar’e, Mosgov e Gallinari (como PF). Nene é bom mas as lesões são sempre uma preocupação. O Wolves precisa de melhores reservas, um melhor SG/ SF, e ter pelo menos um melhor jogador de garrafão, isto sem derreter o cap. Será que King James vai tentar o título noutro lado?

 


8363basquete1Pelotas Black Flames

PG. Jose Calderon
SG. Manu Ginobili
SF. Andrei Kirilenko
PF. Ed Davis
C. Brook Lopez
6th. Ray Allen

O Black Flames foi a primeira equipa a preparar-se para a offseason de 2010 mas não foi a que se saiu melhor. Calderon que piorou os seus números, continua a ser bom mesmo que não tenha números de encher o olho, acontece que é o único PG decente da equipa. Em SG dois jogadores dão imensas garantias: Allen e Ginobili vão contribuir em quesitos importantes e garantem qualidade na posição. Na posição de SF o titular deve ser Kirilenko que é bastante inconstante nas suas actuações e tem Hayward a tirar-lhe minutos na rotação dos Jazz, não há alternativa válida para o Russo. O garrafão tem muitas alternativas (demais porque o Regis tem que cortar jogadores) mas poucas são válidas, Millsap não virou titular nos Jazz como foi anunciado pelo Regis durante a temporada na tentativa de troca-lo e isso prejudica muito o Black Flames já que o único PF titular da equipa é Ed Davis que sendo rookie não devemos esperar muita consistência da sua parte e francamente nem grandes números. O poste da equipa, Brook Lopez, é sem dúvida a maior estrela do elenco e felizmente para o GM não tem problemas de lesões porque todos os seus reservas parecem fracos. Se todos se mantiverem sem lesões o Black Flames pode ir para os playoffs mas não vai lutar pelo título. O Regis tem então que decidir o rumo a tomar, usar os quase 5 milhões de cap para dar profundidade ao elenco e se quiser lutar pelo título, apostar em trocas para encontrar um PF e SF melhores.

 


stealersSão Paulo Stealers

PG. Louis Williams
SG. Kevin Martin
SF. Carmelo Anthony
PF. Josh Smith
C. Joakim Noah
6th. Tyrus Thomas

A outra equipa de São Paulo, o Stealers, é uma das que menos trocas faz na liga por isso assumimos que todos os jogadores do elenco dão garantias ao Juliano para enfrentar a nova temporada. A posição de PG tem bons jogadores em Lawson, Dragic e Lou Will acontece que nenhum deles deve ser titular e isso deixa o Stealers com problemas para enfrentar o resto da liga. Kevin Martin é um SG de muita qualidade no entanto desde o início da sua carreira sempre teve problemas com contusões e o seu substituto directo, Rudy Fernandez tem muita concorrência em Portland e se não for trocado obriga o Juliano a ir atrás de um SG reserva melhor. Carmelo Anthony é a estrela da equipa e por sorte nunca sofreu muito com lesões porque CJ Miles é fraco demais para assumir a posição. O garrafão é forte e parece ter algumas soluções interessantes: Josh Smith é um óptimo PF que contribui em muitos quesitos, Joakim Noah melhora a olhos vistos todos os anos e dá muitos ressaltos e tocos, Tyrus Thomas não confirmou ainda todo o potencial que chegou a demonstrar mas consegue números decentes e Seraphin parece uma boa aposta. O Stealers é uma boa equipa mas para lutar por algo precisa definitivamente de um PG melhor e ter mais profundidade para enfrentar contusões principalmente de K-Mart. Estará Carmelo de saída?

 


8363basquete1Brasília Black Coffee

PG. Jason Kidd
SG. Brandon Roy
SF. Wilson Chandler
PF. David Lee
C. Spencer Hawes
6th. Darren Collison

O vice-campeão da LPV aposta em jogadores regulares para tentar voltar à ribalta da LPV. Jason Kidd e Darren Collison asseguram bons números para um PG e com certeza serão os dois titulares a não ser que algo de muito estranho aconteça. Brandon Roy é o principal jogador do elenco e trará óptimas estatísticas trazendo para Brasília importantes vitórias. Entre Azubuike e Chandler a diferença não é muita, resta saber quem será o titular nos Knicks e um deles será o SF de serviço, nenhum deles compromete. David Lee poderá ser usado como PF ou C, mas ele rende mais como PF e sendo o titular há Gomes para ser reserva que não deixa muito a desejar. A posição de Center é que pode ser bem reforçada, actualmente Hawes deve ser o titular mas ainda restam dúvidas sobre os números que conseguirá produzir em Philly e por isso o caminho natural será contratar um titular de melhor nível para assumir a posição (ou um óptimo PF caso Lee seja utilizado como C). Overall o Black Coffee tem qualidade em todas as posições mas será bastante difícil reeditar o sucesso da temporada passada, para que isso aconteça o Rafael tem que equilibrar melhor o elenco, talvez trocar Roy por bons jogadores de garrafão e um bom SG seja o caminho para melhorar (os 2 milhões de espaço no cap podem facilitar algumas trocas). Esperamos trocas.