Análise das Divisões Parte IV – Divisão Raça Negra
Coimbra Hustle: Ano passado o Coimbra teve a pior campanha Conferência na temporada regular e foi um verdadeiro desastre. Ao longo da offseason o time da terra do além mar conseguiu ir adicionado alguma peças bastante interessantes ao seu elenco em especial os jovens como Flynn, Turner, Griffin, Cousins e recentemente o excelente Rudy Gay em uma troca bastante questionada. Hoje a equipe tem uma rotação melhor do que o ano passado que tinha no final da temporada entre os titulares as pérolas Humphires e Ibaka…as coisas melhoraram bastante. A armação ainda poderia melhorar e o Coimbra se especializou naquilo que vários times são fortes na liga o garrafão. A maioria dos prováveis titulares ao longo da temporada nunca disputou uma partida na NBA o que faz do time uma grande incógnita ainda que cheia de potencial. O time deve e pode ir aos playoffs, mas pela falta de experiência dificilmente irá mais longe do que a 1ª rodada.
Time Ideal:
PG – Jonny Flynn / Mike Conley Jr
SG – Evan Turner / Kirk Hinrich
SF – Rudy Gay / Thaddeus Young
PF – Blake Griffin / Carl Landry
C – Al Jefferson / DeMarcus Cousins
6º – DeMarcus Cousins / Thaddeus Young
Ano passado: Pior campanha da conferência
Esse ano: Playoffs
Curitiba Oilmans: Em 2010 os Oilmans conseguiram surpreender a todos e a si mesmos capitaneados por um ótimo começo de temporada nas excelentes performances de Camby e Ben Wallace. Mas depois que o gás dos dois acabou as coisas foram piorando um pouco e o time terminou sem força nos playoffs, sendo eliminados na 2ª rodada. Nesse ano os dois saíram e a reposição vai ser feita por Dampier recém chegado e pelo jovem Taj Gibson que pode não ter os mesmos números do ano passado. A dupla Rondo e Duncan pode ganhar um par de jogos, mas o impacto da combinação com Camby e Big Ben deve ser sentido, pois a quantidade de tocos não deve ser a mesma, por isso prevejo o time fora dos playoffs.
Time Ideal:
PG – Rajon Rondo / Eric Bledsoe
SG – Vince Carter / Rasual Butler
SF – Terrence Williams / Taj Gibson
PF – Taj Gibson / Tim Duncan
C – Tim Duncan / Eric Dampier
6º – Eric Dampier / Rasual Butler
Ano passado: 2ª rodada dos playoffs
Esse ano: Fora dos playoffs
Nomad Vagabonds: O Vagabounds montou uma verdadeira máquina no ano passado e poucos times eram capazes de enfrentar o poderoso time que se não tivesse a contusão de Cris Paul deveria ter sido o campeão da liga. Esse ano as coisas mudaram bastante e as perdas de Ginobili, Rudy Gay, Al Thorton, Frye, Rasheed e mesmo Elton Brand colocam em um patamar mais abaixo. Hoje o time tem poucas opções viáveis em algumas posições e uma contusão mais séria pode comprometer todo o desempenho da equipe de maneira ainda mais impactante do que no ano passado. Vejo o Nomad ainda como um bom time, mas mais frágil e sem a força para brigar pelo título nesse ano como tinha ano passado.
Time Ideal:
PG – Chris Paul / Jason Terry
SG – Jason Terry / Paul Pierce
SF – Paul Pierce / Marvin Williams
PF – Kevin Garnett / Udonis Haslem
C – Marc Gasol / Nazr Mohamed
6º – Udonis Haslem / Yi Jianlian
Ano passado: Semi – Final da Conferência
Esse ano: 1ª rodada dos playoffs
Palmas Kalangos: Do ano passado para cá poucas coisas mudaram no hoje Palmas Kalangos. Os jogadores são os mesmos, muduram apenas o dono e o nome da franquia. O time titular é o mesmo do ano anterior, a única perda nem tão sentida assim no time foi James Posey que era um dinheiro mal gasto. O problema em repetir a façanha do ano passado uma boa quantidade de times melhorou o seu elenco se comparado com o ano passado e ficará mais difícil o time surpreender como no ano passado, mas ainda deve chegar aos playoffs.
Time Ideal:
PG – Devin Harris / Rodney Stuckey
SG – OJ Mayo / Roger Mason
SF – Caron Butler / Shane Battier
PF – LaMarcus Aldridge / Brandon Bass
C – Andrew Bogut / Zaza Pachulia
6º – Rodney Stuckey / Shane Battier
Ano passado: Final de Conferência
Esse ano: Semi – Final de Conferência
Palmas Hells Heat: O Palmas tem a seu favor dois jogadores muito bons e em especial o futuro MVP da NBA Kevin Durant que evolui muito a cada ano e deve ser o cestinha da liga nos anos que virão. Mas tem uma armação muito limitada e vai depender muito do seu sucesso na evolução de outros dois jogadores Wesley Johnson e Thabeet se eles derem um salto de qualidade nesse ano o time pode até surpreender se não chegar aos playoffs vai ser o maior mérito da equipe. Na offseason a maior perda foi o inconstante JR Smith, mas não chega a prejudicar tanto já que o elenco agora conta com o polivalente Salmons no seu lugar dando mais profundidade e qualidade ao time.
Time Ideal:
PG – Mike Bibby / D.J. Augustin
SG – Kevin Durant / John Salmons
SF – John Salmons / Wesley Johnson
PF – Amar’e Stoudemire / Jonas Jerebko
C – Samuel Dalembert / Hasheem Thabeet
6º – Wesley Johnson / Hasheem Thabeet
Ano passado: Fora dos Playoffs
Esse ano: Briga pelos Playoffs
Salvador Blue Marlins: O Marlins era considerado um dos times mais fortes da temporada passada, mas sofreu com contusões e depois com trocas que não resolveram os problemas da equipe. Infelizmente o time naufragou e decepcionou nos playoffs. Nesse ano boa parte do time mudou e chegaram Holliday voltando ao time, Randolph custando muito caro e considerada a peça que faltava para o título e um bom par de jovens com bastante potencial (Favors, George, Jones e Aldrich). Em alguns aspectos o time do Marlins e do Hustle se parecem com uma boa quantidade de jovens, mas o Marlins tem mais jogadores “rodados” no elenco. Se os garotos se desenvolverem de maneira satisfatória o Marlins tem time para brigar pelo título se não pode ainda ir longe nos playoffs mas sem sentir o sabor da final.
Time Ideal:
PG – Baron Davis / Jrue Holliday
SG – Andre Iguodala / Jrue Holliday
SF – Travis Outlaw / Andre Iguodala
PF – Zach Randolph / Derrick Favors
C – Kevin Love / Cole Aldrich
6º – Jrue Holliday / Derrick Favors
Ano passado: 1ª rodada dos playoffs
Esse ano: Semi ou Final de Conferência