Análise do Draft 2018 – Parte 1

O draft é o sonho molhado daquele time que teve uma temporada anterior repleta de problemas e derrotas. É neste momento que as esperanças de GMs e torcedores são depositadas em um pivete que mal atingiu a maioridade. É nessa hora também que não temos a menor ideia se devemos selecionar aquele calouro mágico da Bósnia-Herzegovina de 18 anos ou o sênior de 22 que completou os quatro anos de faculdade e claramente parece mais pronto para o basquete profissional.

Enfim, pela primeira vez na história LPVística, vamos fazer uma análise de cada escolha do draft 2018. Para ajudar nessa missão, vou copiar descaradamente a ideia do comissário Denis Silver de classificar os times por selos. Mas os nossos selos serão um pouco diferentes, eles serão personalizados para a história da LPV. Sem mais delongas, vamos a eles.

Selo Kall: O nosso querido Kall, GM do Morato Panthers, é considerado o mago dos drafts. Para você ter uma ideia, ele já selecionou Damian Lillard, Victor Oladipo e Donovan Mitchell. A sua maior proeza, no entanto, foi draftar Draymond Green com a escolha 38 em 2012. Menção honrosa para a seleção do honesto E’Twaun Moore com a escolha 43!! Ou seja, nós já sabemos que Shai Gilgeous-Alexander será o melhor novato da classe, não é mesmo? Selo para os times que fizeram a escolha certa.

Selo Propagandas do Marcola na CVC: Marcola é um cara com várias habilidades e um gênio incompreendido. O primeiro GM campeão da liga costuma levar seus talentos para os campos do Fifa e mostra muita competência como comentarista de fantasy, o que lhe rendeu o apelido carinhoso de craque Neto. Mas é como garoto-propaganda da CVC é que ele tem feito mais sucesso e conquistado milhões de seguidores pelo mundo. É verdade que as propagandas são criativas e engraçadas, mas não deixa de ser um pouco bizarro também. Selo para os times que fizeram o que dava.

Selo Sylrurgia: Sylrurgia é uma derivação da palavra Sirurgia, essa muita utilizada pelos falantes do Silvanes. Trata-se de um idioma raro, com poucos falantes no mundo e que também se caracteriza por não utilizar a pontuação na escrita. O selo Sylrurgia vem com o carimbo Dr. Bumbum de qualidade. Precisa dizer mais alguma coisa?  Selo para times que fizeram escolhas equivocadas e vão se arrepender durante alguns anos.

BH Cheesers – selo Kall

Luka Doncic, SG/SF

Lonnie Walker, SG

Michael Porter Jr, SF

Grayson Allen, SG

O Cheesers já levaria o selo Kall simplesmente por selecionar Luka Doncic. Estamos falando do melhor jogador dessa classe e selecionado por uma equipe na NBA que sabe tratar bem os prospectos europeus. Doncic deverá dar muitas alegrias aos torcedores da tradicional franquia de Belo Horizonte. Aqui foi uma escolha fácil para o Pudão.

Mas além da seleção do Doncic, curti bastante também as outras opções do GM mineiro. Lonnie Walker foi draftado e mandado em seguida para o Morato Panthers, mas Michael Porter Jr e Grayson Allen permaneceram na equipe. A escolha de Porter Jr faz sentido para um time que tem um elenco profundo e não precisa dos talentos dele nesta temporada. Ainda que não queira ficar com Porter, o Cheesers pode conseguir boas peças por ele. Já Grayson Allen foi uma escolha inteligente do Pudão pois se trata do reserva imediato de Donovan Mitchell no Utah Jazz, ou seja, o Cheesers se previne em caso de lesão do seu jovem astro.

 

Zonão West Lions – Selo Kall

DeAndre Ayton, C

Jevon Carter, PG

Confesso que gostei das duas escolhas feitas pelo Gabriel aqui. Após ter uma sorte enorme na loteria, o West Lions tinha uma posição confortável com a pick 2, era só escolher o que sobrasse entre Doncic e Ayton. Como o Cheesers optou pelo esloveno, restou ao Gabriel pegar o melhor pivô da classe. A boa notícia para a torcida do West Lions é que o Suns é completamente apaixonado por Ayton, então ele terá espaço para desenvolver seu jogo e deve contribuir de imediato em pontos, rebotes e tocos.

Com a escolha de segunda rodada, o West Lions pegou o armador Jevon Carter, que foi selecionado pelo Grizzlies na NBA. Admito que acho uma escolha ótima porque Carter não deve ter muita concorrência para ser o backup imediato de Mike Conley Jr em Memphis, ou seja, ele deve ter em torno de 20 minutos por jogo e contribuir com assistências e roubadas de bola. Na Summer League, ele demonstrou potencial. Boas escolhas do West Lions.

 

Floripa Islanders – Selo Sylrurgia

Trae Young, PG

Rodions Kurucs, SF

Hamidou Diallo, SG

Vamos lá, primeira polêmica da análise. Eu gosto do Kevin Knox, acredito que ele ajudará o Islanders como uma boa fonte de pontos, rebotes e bolas de 3, confio no potencial do garoto e acho que será um bom encaixe no Knicks. Mas por que então o selo Sylrurgia? Dou esse selo porque o Nazzi basicamente trocou a pick 3 pela pick 6. Se quisesse tanto assim o Knox, poderia tê-lo selecionado diretamente com a sua escolha.

O principal, contudo, não é isso. O Islanders simplesmente carece de bons armadores. Ntilikina deve até melhorar suas médias neste ano, mas não parece ser um armador que impactará no fantasy a ponto de tornar-se o futuro PG do time de Florianópolis. Por isso, Trae Young parecia ser a escolha óbvia e ideal. Além de ser o melhor armador da classe, ele é simplesmente AMADO pelo Hawks, que abriu mão de Doncic para tê-lo, ou seja, Young terá todo amor, carinho e mimos necessários para produzir bem logo em seu ano de novato. Vale também lembrar que para as alas, Nazzi já tem um tal de Giannis Antetokoumnpo e o bom novato Josh Jackson.

Com as escolhas de segunda rodada, o GM Regis Nazzi selecionou o letão do Nets Rodions Kurucs e o ala-armador do Thunder Hamidou Diallo. A princípio, eles não devem ter muito impacto em suas respectivas equipes e, consequentemente, para o fantasy.

 

SP B-Workers – Selo Propagandas do Marcola

Jaren Jackson Jr, PF/C

Anfernee Simons, PG/SG

Só decidi pelo selo do Marcola por causa da segunda escolha do Lucas. Eu gostei muito da seleção de Jaren Jackson Jr e acho que o Pança pegou um dos caras que mais podem impactar no fantasy. JJJ parece ser um monstro nos tocos e também deve impactar nos rebotes e bolas de 3, se tornando um jogador bem útil para a nossa liga. Não sei se o impacto dele será imediato, isso porque o Grizzlies tem Marc Gasol por lá, mas acredito que o jovem é um bom encaixe com o pivô espanhol e deve produzir bem. Ótima escolha aqui.

Agora Anfernee Simons é um baita tiro no escuro. Ele não chegou a jogar na faculdade e parece ter muito a desenvolver em seu jogo. Ainda por cima, o jovem foi para um time com muitos armadores e não consigo enxergar como o Blazers irá encaixá-lo nessa legião de guards. Enfim, acho que aqui o B-Workers poderia ter ido em algum outro jogador que pudesse contribuir mais em seu primeiro ano.

 

Registro Blackcats – Selo Kall

Wendell Carter Jr, C

Omari Spellman, PF/C

O Blackcats pegou o meu principal alvo no draft com a escolha 5. Wendell Carter Jr parece ser uma versão jovem de Al Horford, ou seja, joga nas duas posições do garrafão com desenvoltura, tem bom passe, pega rebotes de forma consistente e ainda distribui tocos, enfim, ele é o pacote completo para quem precisa de um center versátil para fantasy. Além do mais, ele caiu em um dos melhores times para novatos atualmente, o Chicago Bulls. Lá ele desenvolverá ainda mais seu jogo e terá minutos desde o primeiro dia da temporada.

Na segunda rodada, a direção do Blackcats garimpou o grandalhão Omari Spellman, outro jogador da leva de pivôs que espaçam a quadra e arremessam de 3. Spellman pode ser uma peça útil para o Kei, ainda mais porque foi para um Atlanta Hawks que carece de talento, então ele pode ganhar algumas chances no decorrer da temporada.

 

Agua Santa Prisoners – Selo Kall

Kevin Knox, SF/PF

Kevin Huerter, SG

Chandler Hutchison, SG/SF

Justin Jackson, SF/PF

Ao meu ver, o Prisoners fez um draft exemplar. Eles tinham a escolha 6, mas saíram com a escolha 3 no bolso. Repito, Kevin Knox tem tudo para ser um ótimo jogador, mas o Danilo enxergou que a necessidade maior do time era ter um PG mais confiável e garimpou o melhor da posição no recrutamento. Acredito que Trae Young terá bastante espaço no Hawks e será uma boa fonte de pontos, assistências, roubos e bolas de 3, ainda que possa vir a cometer muitos turnovers. Mas enfim, parece que o Prisoners encontrou seu armador do futuro.

Com a escolha 13, o Agua Santa pegou um dos melhores arremessadores do draft e que caiu em um time com pouco talento como o Hawks. Kevin Huerter pode ser uma versão mais jovem de JJ Redick e ser bem útil como sexto homem no Prisoners. O ala Chandler Hutchison é um ótimo valor que, não sei porquê, caiu para a posição 26 no nosso draft. Vale lembrar que ele será reserva imediato de Jabari Parker no Bulls e pode ter seus minutos desde já. Por fim, Danilo selecionou o ala Justin Jackson. O impacto dele deve ser mínimo, mas ele preenche a cota Justin Jackson do draft. Todo ano tem um novato com esse nome, impressionante!